Espírito Radical Food Truck – conheça essa história!

O idealizador do projeto é o chef Orlando Carvalho. O nome “Espírito Radical” tem tudo a ver com as suas outras paixões que são o surfe e o skate.

Antes desse momento gourmet todo acontecer na vida do Orlando, ele era totalmente dedicado ao surf, tanto que foi por 8 anos Presidente da FGS – Federação Gaúcha de Surf, olha que bala! Ajudou também na reforma da pista de Sk8 do Marinha. Foi idealizador da mega rampa na beira da praia de Atlântida e do Circuito WQS, também na praia de Atlântida junto com a editora Abril. Ajudou na ampliação das leis das áreas de surf e pesca nas praias de Quintão à Torres.

Me explicou também que a escolha do nome da sua FoodTruck é em homenagem ao seu Pai, que foi para-quedista e fundou o primeiro clube de para-quedismo do Rio grande do Sul em 1964!

Realmente uma família com Espírito Radical! Tudo a ver a escolha do nome!

sk8  surf

surfe  sk82

O Orlando me contou que sempre gostou de cozinhar. Ele começou como padeiro, e teve uma padaria no início dos anos 90, e que depois começou a cozinhar profissionalmente.

padaria

Já cozinhou com o Chef Claude Troigros no Restaurante Épico do Grêmio Náutico União.
Fez curso de chef na ICIF Italian Culinary Institute for Foreigners em Flores da Cunha.

claude

Ter uma FoodTruck já era uma ideia antiga, confessa ele.
Morou em LA por dois anos e lá viu surgir os primeiros foodtrucks em 97, e depois mais recentemente nas suas viagens para NY.

Em 2012 concorreu a vereador em Porto Alegre, e logo depois da eleição decidiu que precisava voltar para a comida, e foi atrás, mas como a legislação era confusa (é até hoje é) na época acabou desistindo.

No início começou a fazer pizzas integrais em casa e a vender para os amigos.

palha italiana  Tuti

pizza2  pizza

Em outubro de 2014 estava se preparando para competir no evento de skate na cidade de Viamão, o Swell Old’s Cool (só para os mais velhos me contou rindo muito hehehe) e soube que teriam uma praça de alimentação.
Contando com a amizade dos organizadores, perguntou se poderia colocar as pizzas lá, e eles disseram que sim, mas que o forno tinha que ser a gás, e como ele não tinha, iria ficar muito caro alugar um. Perguntou então se era possível fazer umas hamburguesas na parrilla (sou descendente de uruguaios, diz ele com muito orgulho), e se a organização emprestaria um latão, que o resto das parafernálias ele levaria. O Orlando me disse que até então nunca tinha feito hambúrguer na vida!!! Imagina só a tensão hehehe

Como surgiu o Hambúrguer “O Surfista Americano”?

Dando continuidade à história…
Ele pensou no que combinaria e como faria todo o prato usando apenas uma grelha e uma frigideira grande (da época de cozinheiro). E foi assim que surgiu o hambúrguer “O surfista americano“, com o pão cervejinha, carne especial que ele mesmo faz e não conta o segredo assim de cara, mas confessa que ao degustar é possível descobrir alguns deles 😉 Na receita vai também queijo cheddar, cebola caramelada (que no começo era cebola normal), molho barbecue, alface e tomate 🙂 hmmmm chegou a dar água na boca agora…

1

Em Fevereiro 2015 colocou então seu sonho em prática e montou sua FoodTruck!

Seu primeiro evento foi no Planeta Atlântida:

Quando sentei com o Dudu para negociar a minha ida pro planeta Atlântida ele me perguntou:
– Qual o nome da tua empresa? Eu disse: – A empresa é Espírito Radical.
Mas ele não deixou eu terminar e disse: – Tudo a ver contigo e com o Planeta Atlântida!!
E assim nasceu o Espírito Radical Foodtruck

Atualmente o Orlando é também Vice Presidente da Associação Porto Alegrense de FoodTrucks a APOAFT.


Olha a equipe fera que vem te atender!

A equipe da cozinha Truck do Orlando é formada por família e amigos de fé.

Sua esposa Neneca, é a sua incentivadora e cuida do caixa. Seus filhos eventualmente participam nos finais de semana. Tem também dois queridos amigos-irmãos que fazem parte da trupe!

O Davi menegon apareceu primeiro! Esse começou no susto! O Davi veio só visitar e comer um hambúrguer no evento da cidade baixa e acabou ficando! Tá aí ele na foto no canto direito.

10

Os meus dois ajudantes anteriores colocaram o avental e subiram para ajudar. Acabaram pegando o gosto! Depois tem o zils que trabalha conosco quando o evento é maior e precisamos de mais ajuda no preparo. No inicio deu um pouco de confusão pois os dois são Davi hehehehe Eu dizia Davi coloca o tomate, então vinham os dois hehehe
Uma paz trabalhar com eles conta Orlando.

4

5

3   2015-05-17 17.12.40

7  8

2015-05-17 17.11.20

2015-05-17 17.08.47

2015-05-17 17.08.20

2015-05-17 17.08.06

12

2015-05-17 17.14.39

2015-05-17 17.15.13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s